quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RELATORIO DA EMPELEITA

Recuperando os documentos, e-mails e arquivos criados na mobilização que fizemos para implantarmos a BIBLIOTECA PROFESSORA MARIA DE JESUS, encontrei esta cartinha que escrevi à grande articuladora da Casa do Saber Carmen Gramacho e achei por bem partilhar com vocês um pouco do nosso processo árduo e prazeroso


(Pintada, quase chegando na BIBLIOTECA)


Oi querida que a luz permaneça contigo!

Vamos ao nosso relatório do encontro com as lideranças em ÁGUA VIVA

1. Estrada de chão, razoavelmente boa e destino certo. Ansiedade e alegria. Parada final do ônibus que vai duas vezes por dia para o povoado, paro e ofereço carona a uma senhora moradora de um dos assentamentos e seguimos viagem. Chegando por lá procurei o Antonio e o encontrei na peleja diária de um homem da roça: debulhando milho na porta de casa. Terreiro cheiroso por causa das mangas que caem por esta época do ano. ANTONIO é uma liderança entre as quebradeiras de coco babaçu (profissão feminina que poucos homens se atrevem entrar)

2. Relatei brevemente o que estava acontecendo e perguntei se podia me acompanhar até a Vila São Luis (3 km). Disse que ia "se banhar” e logo chegava de bicicleta. (aqui em nossa região falamos assim: vou se banhar!) Lá vai passando uma moça de uns 30 anos, pedalando uma bicicleta e com a pressa dos afazeres de sempre. Ele a chama e pede que eu explique a ela a novidade, que de pronto disse que iria se ajeitar e logo chegaria à reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário