PARCEIROS


A Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus, idealizada pela Casa das Artes, localizada no povoado da Pintada, município de Davinópolis, foi inaugurada dia 17 de agosto. Ela é a unidade 34 do Projeto Bibliotecas Casa do Saber, que será coordenada pela Casa das Artes.
Na oportunidade da inauguração, duas representantes do projeto Casa do Saber/DF estiveram presentes para vistoriar e fazer a catalogação dos livros recebidos de acordo com as normas universais de bibliotecas. Carmen Ganzelevitch Gramacho, Vice-Presidente da FACIDF, Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal e Entorno, é a Coordenadora Geral do projeto, cujo trabalho engloba as visitas às regiões carentes de bibliotecas e avaliação do tipo de instalações que deverão ser feitas. Outra presença é da especialista em planejamento, organização e informatização de bibliotecas, Iza Antunes de Araújo, que é uma das profissionais mais qualificadas do país e vem se dedicando à Casa do Saber de modo integral.
Ao todo foram recebidos 1.500 livros, 20 estantes, 01 computador, 04 mesas com cadeiras, 02 armários, além de ajuda financeira para compra de materiais para a reforma do prédio cedido pela Associação de Agricultores e Pequenos Produtores da Vila São Luis.
A Rede Gasol, principal patrocinadora do projeto, faz parte da história do Brasil no caminho rumo à modernização e iniciou sua trajetória junto com a construção de Brasília, em 1958. Hoje apóia o projeto a Casa do Saber, que tem sido o maior desafio da empresa. Iniciado para atender as cidades do DF e entorno o projeto já atendeu outros estados e até outros países, como no caso de Angola. Ao todo são mais de quarenta unidades funcionando plenamente.
Os móveis foram fabricados e transportados pela Futura Móveis, empresa localizada em Brasília, que fabrica móveis ergonômicos e entregou o material de primeira linha para a tão sonhada biblioteca no povoado da Vila São Luís, antiga Pintada.
Além de toda a estrutura oferecida, a Biblioteca Casa do Saber ainda conta com uma rede de voluntários muito especiais. Entidades e profissionais altamente qualificados e comprometidos com a democratização da leitura, como é o caso da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, que garantem a qualidade do programa, fazendo a catalogação dos livros com treinamento específico para equipes de manutenção das unidades.
Parceiros de Imperatriz e Davinópolis também foram fundamentais para a instalação da Biblioteca, entre eles o Feirão dos Móveis, a Prefeitura de Davinópolis, amigos da Casa das Artes que fazem doações constantes de livros e especialmente a Associação que emprestou o prédio e os moradores que se mobilizaram em mutirões.
A Casa das Artes pretende ampliar as ações da Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus com a implantação de projetos de formação e qualificação dos jovens e adolescentes das comunidades que desfrutarão do acervo para pesquisa e leitura.
Contatos: Lilia Diniz: 99- 8100-8783
Em 21 de agosto de 2009/Jonal Pequeno