sábado, 2 de outubro de 2010

SOBRE A CASA DO SABER

  
CARMEN GRAMACHO E IZA ANTUNES - CASA DO SABER

O Projeto Casa do Saber é uma ação social de iniciativa privada, dedicada a reformar ou construir bibliotecas públicas, por voluntários das mais diversas instituições.
O objetivo é criar acessibilidade ao livro para as pessoas das camadas sociais mais carentes, promovendo desde cedo o gosto pela leitura em local apropriado.
De Agosto de 2007 a Setembro de 2010 já foram criadas mais de 50 Bibliotecas Casa do Saber. Todas elas tiveram a supervisão de profissionais de alto gabarito para que pudessem ser oferecidos livros de boa qualidade, selecionados e atualizados, expostos de forma organizada e de modo a facilitar a operação do usuário.
A inclusão digital é uma das preocupações relevantes. Para todas as bibliotecas estão sendo disponibilizados computadores com dois objetivos, o de facilitar o controle de entrada e saída de livros e possibilitar a pesquisa virtual aos usuários das bibliotecas.
A manutenção das bibliotecas não foi esquecida e um curso para a profissionalização de auxiliares de bibliotecas foi oferecido por um dos parceiros do projeto, a Gasol Combustíveis. São mais de 30 pessoas formadas na primeira turma e há mais de 30 à espera do início do novo treinamento.
Segundo a Presidente da ABDF, Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, Iza Antunes, nunca houve um programa para levar bibliotecas de qualidade, com livros catalogados, atualizados e com treinamento específico para equipes de manutenção, como o promovido pelas instituições que compõem o corpo de voluntários do Projeto Bibliotecas do Saber.

2 comentários: